Dia 15 de novembro, sexta-feira, será feriado. Em algumas cidades e estados haverá outro feriado no dia 20. Sem dúvida, tantos feriados irão afetar o faturamento do seu negócio. E como manter as contas em dia? Planejando o fluxo de caixa.
Fluxo de caixa é o movimento de entradas e saídas de recursos do caixa da empresa, ou seja, o que sua empresa recebe e paga.
Se você tem um negócio, por menor que seja, não pode viver um dia de cada vez. Precisa sempre olhar para a frente para garantir que estará preparado para mudanças na rotina, como dois feriados em apenas 6 dias. O controle do fluxo de caixa faz parte desse “olhar para a frente”.
Mas afinal, no que consiste esse controle?
Consiste em registrar tudo que seu negócio recebe e tudo que paga, mesmo os pequenos valores. Consiste também em utilizar essas informações para prever quanto dinheiro haverá no caixa em determinado período e se será suficiente para cobrir as despesas.
Essas informações podem ser lançadas em uma planilha, em um sistema de gestão ou mesmo em um caderno.
Faça os registros por data. Por exemplo, se o cliente pagou com cartão de crédito no dia 29/09, a operadora irá creditar o valor na sua conta dia 30/10. É nesta data que você deverá anotar a entrada. Lembre da anotar entre as saídas o percentual que será descontado pela operadora.
Uma vez que as entradas e saídas estejam anotadas, verifique quanto sua empresa terá que gastar no período dos feriados e quanto irá receber. Se descobrir que as saídas serão superiores às entradas, planeje o que fazer para colocar mais dinheiro no caixa, como uma promoção com descontos para quem pagar em dinheiro.
Você faz controle do fluxo de caixa do seu negócio?