Em 2012 o PJe – Processo Judicial Eletrônico começou a ser implementado no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (Rio de Janeiro). Essa nova tecnologia busca acelerar o processo e colocar o Tribunal em sintonia com a tendência mundial de sustentabilidade e preservação dos recursos naturais. Segundo o TRT1, em longo prazo o processo eletrônico deverá resultar na economia de 5,6 mil toneladas de papel por ano, o que equivale a 112 mil árvores.
A primeira Vara trabalhista a receber o PJe foi a de Três Rios, em 18/06/2012. No primeiro trimestre de 2013 será a vez do Município do Rio de Janeiro. Segundo o cronograma divulgado pelo Tribunal, as ações distribuidas a partir de 29/01/2013 já tramitarão de forma eletrônica.
Para que o processo eletrônico funcione de modo eficiente, é muito importante que os advogados estejam equipados para lidar com essa nova tecnologia. Nosso escritório há vários meses vem se preparando para atuar em processos eletrônicos com a mesma eficiência com que atua em processos tradicionais. Nossos profissionais já possuem certificação digital, necessária para que o advogado assine petições eletronicamente. Estamos completamente preparados para mais este desafio profissional.